Creme de Batatas Aveludado com Bacon - Coletivo Gastronômico

Quando uma pessoa normal, entenda normal como não blogueira, vê um um blog, pensa que a vida de blogueira é uma maravilha, só comida boa, eventos, presentinhos, muitas fotos e glamour. Bom isso pode até ser verdade para as blogueiras de moda, ou até para alguns food blogs mais chiques que não representam a vida normal, vendem um status e não praticidade, economia a vida como ela é. Eu nem gosto de ver, não é minha realidade.
E você deve estar se perguntando, qual é a realidade dela?
Eu respondo. A realidade de correr o dia inteiro pra administrar tudo e ter o melhor resultado possível com a pouca verba disponível. Ao invés de reclamar do governo eu tento fazer minha parte, mesmo estudando publicidade, acredito que a publicidade pode e deve ser utilizada para fazer o bem, e não só vender a qualquer custo. Serei a primeira publicitária de esquerda :P
Creme de Batatas Aveludado com Bacon

Foi pensando em dar enfase na importância de blogs da vida como ela é como o meu que entrei num grupo de amigos blogueiros, o Coletivo Gastronômico, somos em 16, todos com um tema mensal, e sempre divulgando os posts um do outro, porque se tem uma coisa que podemos garantir, é que todas as receitas dão certo, que foram testadas, aprovadas, fotografadas, com ou sem luz, com ou sem equipamento profissional, mas todas com muito cuidado em retratar o prato de verdade, sem cópias, sem plágio, sem oportunismo.
Agora vou descrever um pouco do glamour da nada mole vida de blogueira, no sábado depois de muito pensar, comprei os ingredientes para a minha sopa, ou melhor, meu creme, brincadeiras a parte com o nome, depois de ir ao mercado ficou apenas Creme Aveludado de Batatas com Bacon, no pão italiano, gratinado- comida digna de food truck gourmet, agora imagina, esse caldinho, quentinho depois de chegar do trabalho numa noite fria!
Imaginou?
Pois é, eu fiz o contrário, domingo de manhã, logo após tomar café comecei a descascar as batatas para fazer a receita, se deixasse pra fazer a noite a luz seria péssima e essa imagem já meia boca estaria quase indecifrável com as luzes amarelas do meu apartamento, aos poucos estou trocando, mas lembra que eu disse lá em cima, administrar a vida com baixo orçamento?
Pois é, no domingo passado, um dia ensolarado estava eu ao meio dia almoçando sopa, pensando que hora eu começaria a preparar as marmitas da semana.
Creme de Batatas Aveludado com Bacon

E nem dá para congelar para a próxima noite fria da semana por motivos de: batata não congela.
Agora depois de ler tudo isso você acredita na maravilhosa vida de blogueiros?
Não exitem milagres, resultados positivos são o saldo de muito trabalho. Tudo para você leitor, ter uma receita deliciosa e mais 15 opções tão boas quanto, para aquele dia gelado que você só quer uma comidinha quente, gostosa e super rápida de preparar.
Creme de Batatas Aveludado com Bacon

Creme de Batatas Aveludado com Bacon 

4 batatas médias 
2 colheres de sopa de manteiga 
150 gramas de bacon
1/2 cebola bem picadinha 
500 ml de caldo de galinha/frango
1 colher de sopa de farinha de trigo 
1 xícara chá de leite
Noz moscada, sal e pimenta branca a gosto
1 caixa de creme de leite
Salsinha e cebolinha
Queijo da sua preferencia para gratinar ( usei mussarela)
1 pão italiano para acomodar a sopa. 

Modo de Preparo:

Descasque as batatas e leve para cozinhar como se fosse fazer um purê. 
Enquanto as batatas cozinham pique o bacon e leve para fritar na panela em que irá preparar a sopa com uma colher de manteiga. Deixe fritar até ficar crocante, escorra sobre papel absorvente. Reserve.
Na panela, retire o excesso de gordura, acrescente a outra colher de manteiga, frite a cebola, junte a farinha de trigo, o leite, o caldo de frango, sempre misturando bem a cada adição, por ultimo junte as batatas cozidas e amassadas, misture com um fuet para deixar bem cremoso. 
Depois de ferver junte o creme de leite, capriche na noz moscada, tempere bem, apague o fogo junte a salsa e despeje a sopa no pão que já deve estar preparado. Retire o miolo do pão que pode virar crótons, pedacinhos de pão temperado e torrado. 
Cubra a sopa com queijo mussarela ralado, espalhe os cubos de bacon e leve ao forno pra gratinar ou derreta o queijo com o maçarico. 
Sirva quente acompanhado de um bom vinho e com mais queijo. 

A sopa levou 30 minutos para ficar pronta, estava deliciosa e rendeu 3 porções grandes. 

Se você quer outras opções de sopa, sabores e apresentações diferentes é só clicar nos links abaixo e escolher uma sopa pra chamar de sua!

O que Temos Hoje Elisa? - Sopa de Carne com Legumes
A Casa Encantada Blog - Sopa de Mandioca com Carne Seca
Se Eu Fiz Você Faz - Creme de Abóbora com Gorgonzola
Artes da Mel - Creme de Feijão Branco com Linguiça Portuguesa e Páprica
Gastronomia & + - Caldinho de Feijão
Minha Marmita Tem - Sopa Irlandesa
Cozinha da Gertrudes - Sopa Vermelha (Tomate e Beterraba Assados)
Burburinho da Cozinha - Caldo de Camarão
Ana Cláudia na Cozinha - Sopa Creme de Pinhão
Panela e Paixão - Sopa de Capeletti e Linguiça
 Feijão no Prato - Sopa Creme de Legumes com Nata
Delicious by Mari - Sopa de Chocolate
Gordices - Caldo Verde
Experimente+ - Sopa Creme de Abóbora Japonesa

Comentários

  1. Do de "bacon" a vida!!! Adorei a sopa. ;)

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu sou LOUCA por batatas e estou com a barriga roncando só de ver essas fotos, né?
    Já salvei a receita aqui para fazer o mais rápido possível!!!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Batata + bacon , combinação perfeita!

    ResponderExcluir
  4. Bacon é vida né San, e esse pãozinho no final....Irresistível!

    ResponderExcluir
  5. Sandra batata, bacon e um pãozinho italiano para finalizar...vc fechou com chave de ouro. Deve ter ficado divino... Morri de amores!!!!!!!! Yummy....

    ResponderExcluir
  6. San, que creme, ainda no pão, arrasou!! batata e bacon combnam demais... beijocas

    ResponderExcluir
  7. San vc tem o dom de prendeãr minha atenço em td q escreve!!!
    Aqui no grupo no face... vc é unica!!!!!
    Assim como a Re disse esta salva aqui pra em breve reproduzir! Amo batata! Amei a cara, as fotos e a forma q retratou nossa nada mole vida! hahahaha
    beijooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário